SABER MAIS

Rotas da Madalena

Rota do Vinho, da Vinha e dos Maroiços

A paisagem integrante desta Rota é bastante diversificada e tem um extraordinário valor cénico, vale a pena estar atento a cada detalhe e trilhar cada pedra! Povoada de negro, de muros de pedra-seca, de edifícios funcionais, de vegetação contorcida, interpreta e mostra uma boa parte da história do Pico, das suas gentes, da vida que se iniciou na pedra e floresceu na lava do seu vulcão. Os vinhos do Pico são únicos no mundo, vale a pena conhecê-los e saboreá-los.
Ao visitante oferece-se um cenário imperturbado para apreciar e admirar a natureza e o contacto com as comunidades locais, as suas vivências e aspetos culturais, com a sugestão de um percurso maioritariamente na faixa costeira, entre as localidades limite do concelho: Cachorro e Guindaste, numa distância aproximada de 25 km, com a informação específica em 29 pontos. Rota onde também se encontram marcados dois trilhos pedestres uma via ciclável.


Apresentação do projeto

Mapa interativo

P1

P2

P3
Roteiro das Adegas

Um Roteiro planeado com visita a diversas adegas que produzem vinho na Ilha do Pico. Oferece uma experiência completa e enriquecedora no tema da produção de vinho, desde o cultivo ao engarrafamento, as diferentes castas, aguardentes vínicas, bagaceiras e os destilados de frutos.
Expressivos, genuínos, raros e preciosos, os vinhos do Pico são o resultado de uvas autóctones produzidas em solos vulcânicos, entre mantos basálticos e lajidos, salpicados pelo Atlântico.


Apresentação do projeto

Adegas

Plano de atividades