SABER MAIS

[ATIVOS TURÍSTICOS NATURAIS DA ILHA DO PICO]

Montanha do Pico

e Planalto da Achada

A Montanha do Pico, com 2 351 m de altitude, constitui a mais alta montanha de Portugal. Situa-se na parte geologicamente mais recente da ilha e é também o ponto mais alto da dorsal meso-atlântica (embora existam pontos com maior altitude em ilhas atlânticas, situam-se fora da dorsal).

O acesso à montanha é condicionado e as subidas controladas pela Casa da Montanha, situada a 1100 m, onde pode disfrutar um bar com vista panorâmica.

A subida é uma experiência fantástica e disponível a todos os que estiverem aptos a atividades físicas e que apreciem a calma, serenidade e silêncio de uma grande montanha, enquadrada pela mutação das cores no horizonte, que a luz e neblina proporcionam.

A Montanha do Pico é Reserva Natural e umas das 7 Maravilhas de Portugal.

A ilha do Pico é um dos melhores destinos de eco-turismo dos Açores, oferecendo experiências únicas na promoção do turismo sustentável.

O Pico é, por excelência, uma ilha de turismo de natureza. Na metade oriental da ilha é o Planalto da Achada que domina, numa cordilheira vulcânica com cerca de 30 km de extensão entre a Lagoa do Capitão e a Ponta da Ilha.

Tem cerca de 200 cones vulcânicos que, nas suas áreas adjacentes, albergam turfeiras, charcos ou lagoas: Rosada, Paul, Landroal, Caiado, Peixinho e Negra. Este é um dos locais mais importantes dos Açores em espécies endémicas: Cedro-do-Mato, Queiró, Sanguinho e Trovisco Macho.