SABER MAIS

[ATIVOS TURÍSTICOS CULTURAIS DA ILHA DO PICO]

Museus e Centros de Interpretação

No Pico a Rota da Baleação e a Rota do Vinho dominam pelo seu claro vinco à ilha. Mas outros temas merecem a atenção do visitante, como a etnografia local que, muitas vezes, surge também relacionada com as tradições da faina baleeira e cultura da vinha.

Com a visão do passado projetada no presente e futuro, muitos núcleos museológicos apostam no desfrutar das sensações, levando o visitante em visitas ativas, onde interagem com os locais, tradições, gastronomia e a própria história.

Geossítios, parques e reservas naturais, áreas de paisagem protegida são outros exemplos de ativos que complementam, de forma estreita, a diversidade cultural da ilha.

Numa abordagem contemporânea, na Vila da Madalena, surge, a cada ano, o adensar do Roteiro de Arte Pública. A aposta e o apoio do município a atividades artísticas/culturais, tem deixado um rasto visível e visitável, que muito ajudam a elevar a projeção da vila e a valorizar as influências que todos os que visitam a vila e a ilha no âmbito das diversas atividades que aqui tem lugar.